O método
O MEV – Método de Ensino Virtual – é uma solução para o ensino corporativo à distância. Fundamentado numa metodologia andragógica (ensino de adultos), o MEV engloba não somente um ambiente de ensino virtual com conteúdo customizado, mas principalmente no acompanhamento pedagógico que resulta na capacitação dos alunos.
Modelar e adaptar o conteúdo, personalizar o ambiente virtual e principalmente, realizar tutoria técnica, administrativa e educacional, são elementos fundamentais do MEV. Além da consultoria pedagógica e assessoria educacional voltada para a análise instrucional e modelagem do conteúdo, o MEV conta ainda com ferramentas que instrumentalizam esse método.
O “Cone do Conhecimento” desenhado por Edgard Dale demonstra como se absorve o conhecimento em função dos diversos recursos disponíveis. O MEV possibilita atuar no nível 50% com as vídeoaulas (ouve, vê e lê) e até no nível de 70% através do fórum, chat, questionário e quiz (são interações síncronas – on-line – e assíncronas).
Fases de desenvolvimento e implementação
1. Layout
Criação de layout usando a identidade visual do cliente e disponibilização da infraestrutura física necessária para suportar a demanda do ambiente.
3. Publicação
Codificação e publicação dos conteúdos produzidos para o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
2. Modelagem
Análise e modelagem do conteúdo.
4. Operacionalização
Implementação, customização e integração dos recursos de gestão por usuários cadastrados, perfil, atividades e conteúdos.
... a Educação à Distância ...
Oportunidade de formação adaptada às exigências atuais às pessoas que não puderam frequentar a escola tradicional. |
Ausência de rigidez quanto aos requisitos de espaço, assistência às aulas, tempo e ritmo. (abrangência mas intensificada) |
O aluno, centro do processo e sujeito ativo de sua formação, vê respeitado o seu ritmo de aprender. (o conteúdo pode ser repetido e revisto no momento mais oportuno) |
Conteúdos instrucionais elaborados por especialistas e utilização de recursos multimídia. (otimização de tempo para a aplicação do curso e baixo custo de adesão pelo aluno) |
Aluno ativo: desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos. |
Fonte: GARCIA ARETIO, L. Educación a Distancia hoy Madrid/ES, UNED, 1994.
Empobrecimento da troca direta de experiências proporcionada pela relação educativa pessoal entre professor e aluno. |
A retroalimentação ou feedback e a retificação de possíveis erros podem ser mais lentos, embora os novos meios tecnológicos reduzam estes incovenientes. (dificuldade em operacionalizar o sistema). |
O perigo da homogeneidade dos materiais instrucionais – todos aprendem o mesmo conteúdo, por um só pacote instrucional, conjugado. |
Custos iniciais muito altos para implantação de cursos à distância, que se diluem ao longo de sua aplicação, embora seja indiscutível a economia de tal modalidade educativa. |
Limitação em alcançar o objetivo da socialização, pelas escassas ocasiões para interação pessoal dos alunos com o docente e entre si. (Acesso a computador). |
Fonte: GARCIA ARETIO, L. Educación a Distancia hoy Madrid/ES, UNED, 1994.
- Administração Privada (Pessoa Jurídica e Física)
- Acadêmica (Faculdades, Institutos, Universidades)
- Organizações Não-Governamentais
- Administração Pública (Prefeituras, Câmaras, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas).
- Videoaula
- Material de Leitura
- Atividades de Fixação
- Fórum
- Chat
- Acesso de usuários (log)
- Tráfego de dados
- Navegação no Ambiente.